Atividades realizadas pelo PET Bio Urutaí:
Aconteceu no dia 10 de fevereiro a recepção dos novos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A atividade foi constituída por diversas etapas como, dinâmica de grupo, tour pelos laboratórios, apresentação do grupo PETBio e relatos áudio visual de egressos do curso. Tendo como objetivo recepcionar de forma prazerosa os novos discentes, tirar dúvidas e gerar interações entre os mesmos.
A Feira de Trocas é uma proposta cultural a comunidade Urutaína e aos alunos do IF Goiano-Campus Urutaí, realizada anualmente pelo PETBio. Em 2019, ocorreu no dia 30 de novembro na Estação Ferroviária de Urutaí.
A mesa redonda aconteceu no dia 30 de outubro de 2019, e a mesa foi composta pelas professoras: Laís, Jussana, Leonice e Elizabete. Onde debateram sobre a temática.
A palestra foi ministrada pelo mestrando Fernando Cunha, cujo mesmo tratou sobre a importância do manejo correto de animais silvestres, abordando as principais técnicas de manejo e erros que podem ocorrer pelo não conhecimento e má utilização de ferramentas de manejo , reiterando a importância dessas técnicas no dia a dia.
No dia 16 de setembro de 2019, ocorreu o minicurso de Excel básico para pesquisa, ministrado pelo Tutor: André Luis da Silva Castro.
A palestra teve duração de 1 hora e 45 minutos, ocorrendo no período matutino. O objetivo da palestra foi falar um pouco sobre a experiência de estudar e prestar vários concursos para alunos do ensino superior. Foi falado sobre a história de vida da palestrante Ludmilla, que veio de uma família muito humilde e que conseguiu chegar a ser concursada com uma vida financeira mais estável. Ela também deu dicas para os alunos que se interessavam sobre prestar concurso.
A oficina foi ministrada pela professora Fernanda Bonfim, cuja mesma tratou sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), abordando os principais sinais e algumas técnicas de comunicação com pessoas surdas, reiterando a importância desse conhecimento no meio escolar e acadêmico. Com base nos resultados a oficina teve muito êxito, sendo avaliada pela maioria com muito aproveitamento.
Para comemorar o dia das crianças, no dia 11/10/19, nós do PETBio visitamos uma creche em Pires do Rio e passamos o dia realizando brincadeiras e confraternizando com as crianças. Uma experiência incrível que tentamos realizar todo ano.
O objetivo da oficina foi ensinar os alunos do 1º período de ciências biológicas a fazer o currículo Lattes. Foi falado sobre como o Lattes foi criado, sobre a história e como eles poderiam pesquisar o currículo de outras pessoas, logo em seguida os participantes começaram a fazerem seus currículos com auxílio dos petianos.
O objetivo da palestra foi informar mais sobre o Jardim Botânico, local de muita importância, onde a palestrante trabalha desde 2002. Foi falado sobre a história do Jardim e a palestrante compartilhou um pouco sobre sua vida profissional no local.
Evento realizado nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2019 e teve como objetivo recepcionar os calouros e informar a todos o que vão encontrar no curso escolhido, que é a Licenciatura em Ciências Biológicas. Com intuito também de os acolher e despertar neles um maior interesse pelo curso.
Foi promovido pelo Pet Bio Urutaí, o minicurso de Técnica de identificação de pegadas e confecção de moldes de gesso. Realizado nos dias 3 e 4 de dezembro de 2018. Sendo ministrado pela mestranda Michelle Granato, tendo a presença dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano - Campus Urutaí. Dividido em duas etapas, teórica e prática aonde os mesmos confeccionaram seus próprios moldes.
A atividade contou com a participação dos alunos do ensino médio e também dos alunos do PET Bio Urutaí. A atividade foi realizada no auditório Nilo Peçanha no dia 25 de outubro de 2018. Contou com a participação do professor Valdson Tolentino Filho que passou dicas de como fazer uma boa redação e do professor Arthur Pires da Silva que também contribuiu para a aprendizagem dos alunos nas questões relacionadas a genética.
O minicurso foi desenvolvida pelo Prof. Dr. Flávio de Jesus, no dia 18 de outubro de 2018. O professor abordou sobre a importância do grupo dos insetos e também sobre sua grande diversidade. Logo iniciou-se a explicação sobre a coleta, abordando as melhores técnicas e as melhores épocas, também foi falado sobre a identificação e montagem dos mesmos. Por fim, ocorreu a parte prática, onde cada participante teve a oportunidade de montar um inseto.
O Minicurso foi realizado no dia 27 de setembro de 2018, ministrado pela Doutoranda Fernanda Rodrigues Menezes e foi direcionado aos discentes do ensino superior do IF Goiano – Campus Urutaí. O objetivo deste minicurso foi promover o conhecimento sobre a identificação de registros de vestígios de lontras, atendendo as expectativas de todos os participantes.
A palestra mostrou um pouco sobre a seleção sexual, os prés-requisitos para o acasalamento em diversas espécies, com ênfase na preferência da fêmea. Também foi dito um pouco sobre a evolução de a cordo com Darwin.